Documentários sobre Metal

O Heavy Metal é um estilo musical cuja cultura é muito vasta. Para explorar essa cultura, diversos cinegrafistas fizeram filmografias que adentram esse meio musical e sua cultura.

Eis uma lista dos documentários sobre Heavy Metal.


Heavy Metal Parking Lot (Jeff Krulik e John Heyn, 1986)

Jeff Krulik e John Heyn fizeram algumas filmagens com headbangers num estacionamento de um show das bandas Judas Priest e Dokken. Uma câmera ligada e muita bobeira na cabeça. O resultado foi a face documental da juventude headbanger dos anos 80 vista pelo ponto de vista dos próprios fãs. O longa não deve ser levado a sério, já que em boa parte das entrevistas os jovens estavam “elétricos” pela euforia do show ou bêbados.


Anvil: The Story of Anvil (Sacha Gervasi, 2009)

Um longa-metragem sobre a banda canadense Anvil, que era considerada uma banda destinada ao sucesso no metal dos anos 80. No entanto, a banda acabou sendo esquecida por tudo e por todos. No filme há cenas comoventes, como shows da banda onde havia somente três pessoas na plateia.


Until the Light Takes Us (Aaaron Aites e Audrey Ewell, 2009)

Documentário muito realista e pesado que explora a cena do black metal norueguês. Seitas satanistas, atos criminosos contra pessoas e igrejas são somente algumas coisas do longa. E para fechar o longa com chave de ouro, uma entrevista com o controverso e estranho Varg Vikernes (ex-integrante da banda Burzum). Varg pegou 20 anos de prisão por ter assassinado brutalmente seu colega de banda.


The Decline of Western Civilization Part 2 – The Metal Years (Penelope Spheeries, 1988)

Penelope Spheerios errou feio em seu foco quando realizou o documentário. A maneira como os entrevistados são apresentados dá a entender que tanto os fãs de Heavy Metal quanto os músicos são “estúpidos”. O filme também registra o auge da era “Glam metal” onde aparecem indivíduos com um visual estranho e andrógeno.


Dream Deceiver: The Story Behind James Vance versus Judas Priest (David Taylor, 1992)

A banda Judas Priest vai a tribunal sob a acusação de que em seus álbuns há músicas com mensagens subliminares. O jovem James Vance atirou na própria cabeça com uma arma, mas felizmente não veio a falecer. Seus pais, no entanto, moveram um processo contra a banda, alegando que havia mensagens subliminares nas canções que falavam sobre morte e suicídio. Rob Hallford, o vocalista da banda, junto com seu advogado provam por “a” mais “b” que as acusações eram mentirosas.


Iron Maiden: Flight 666 (Sam Dunn e Scott Mcfayden 2009)

A banda Iron Maiden teve sua turnê mundial documentada pelo antropólogo Sam Dunn. Bastidores, imagens dos loucos fãs da banda e outras curiosidades acerca dos integrantes do grupo são revelados de uma maneira intimista e divertida.


This is Spinal Tap (Rob Reiner, 1984)

“This is Spinal Tap” na realidade é um “mocumentary” (documentário de fictício com requintes de humor) que conta a história da banda Spinal Tap. A excentricidade dos músicos, as situações estranhas e os bastidores de uma banda são mostrados em cenas cheias de comédia inteligente e piadas rápidas.


Global Metal (San Dunn, 2008)

Mais uma das aventuras do antropólogo San Dunn pelo mundo do Heavy Metal, só que dessa vez ele vai a diferentes países. Egito, Japão, Índia, Jerusalém, México e Brasil são alguns dos lugares onde as pessoas menos esperariam encontrar metal. Outra coisa que este documentário traz é uma sociedade de culturas desconhecidas que vivem à margem da sociedade.

Texto: José Pereira de Barros

José é jornalista e agente de relações públicas.

Imagem: Metalfilms.INC

0 Response to "Documentários sobre Metal"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme