Como se produz um CD

Como qualquer pessoa os headbangers são grandes consumidores de “música”, eles possuem CDs, DVDs, MP3 e vinis de suas bandas preferidas. Enquanto ouvem o som cortante da guitarra e a voz rouca do vocalista cantando o refrão surge a pergunta: Como foi feito esse álbum? Quem fez tudo isso? Como é possível?

A resposta é simples, para se fazer um CD é preciso iniciar um longo e laborioso processo. Esse processo é a gravação em estúdio, a gravação em estúdio é o sonho da maioria dos músicos e bandas de diversos estilos musicais. É uma maneira de mostrar seu trabalho para o publico e divulgar sua obra. A gravação em estúdio possui “n” etapas: projeto, gravação, divulgação e distribuição.

O projeto começa como uma idéia, a banda cria músicas, faz shows, ensaios e então um dia decide gravar um CD. Os músicos procuram uma gravadora, eles entram em contato com o produtor musical e começam a negociar a gravação de um álbum. Com o contrato pronto começam a pensar no projeto. O projeto é um tipo de “esboço” do álbum, consiste em um relatório com observações sobre as músicas, o tipo de gravação, instrumentação, e etc. Quem avalia o projeto é o produtor musical, ele quem é responsável pela direção do projeto, cabe a ele decidir como o álbum deve ser gravado. O custo de produção musical profissional de um estúdio pode variar de R$:700,00 á R$2000,00 reais. Geralmente os músicos juntam dinheiro ou negociam formas de pagamento com o estúdio na hora de assinarem o contrato.

Depois da aprovação do projeto os músicos e o produtor musical realizam uma reunião para escolherem o estúdio, técnico de som, aparelhagem, dias de gravação e etc. Dependendo do tipo de álbum e do gênero musical é necessário um tipo específico de estúdio. Quando esta tudo decidido começa o processo de gravação. Os músicos vão para o estúdio e começam a “montar” as musicas do álbum, gravam os instrumentos depois a parte vocal, unem as duas gravações e começam a mixagem, a mixagem é o processo no qual o som é equalizado para que fique de maneira clara e profissional. Os trabalhos da gravação são realizados pelo técnico de som em conjunto com os integrantes da banda e o produtor musical.

Com as músicas prontas a banda começa a bolar a arte da capa do CD, esse trabalho fica por conta do designer gráfico que é encarregado de fazer a parte gráfica da produção. “A capa precisar ser algo atraente, pois a capa é a ‘cara’ da banda, precisa ser algo que tenha a ver com a banda e que seja um tipo de ‘ilustração’ para as músicas do álbum”-explica Jefferson Tamme, designer gráfico da empresa Maga Produções Musicais de Barueri-SP.

Após a gravação e a arte da capa estarem terminadas o produtor musical entra em contato com o advogado do estúdio, o papel do advogado é cuidar da burocracia da empresa que envolvem leis autorais e de direitos artísticos para que todo o processo seja regulamentado.

A divulgação do álbum fica por conta do assessor de imprensa da banda e do grupo de marketing da gravadora. Para divulgar o material da banda o assessor envia fotos e informações sobre eventos, shows, dia do lançamento do CD para diversos meios de comunicação. Com essas informações a mídia começa a divulgar o trabalho da banda.

Para promover o CD da banda revistas, jornais, sites publicam anúncios, resenhas e matérias que trazer algumas informações sobre o lançamento do álbum. A banda também promove o CD em shows, onde tocam as músicas do álbum, os músicos dão entrevistas á programas de rádio e de TV para promover seu projeto. Ter um website oficial da banda é importante para a promoção e divulgação de material, e ter uma página no Myspace é melhor ainda pois a banda pode articular seus novos trabalhos e compartilhá-los com o mundo todo.

Este longo processo ainda não teve fim, agora começa a distribuição do CD. Empresas especializadas contratadas pela gravadora distribuem o CD em lojas de música, lojas de instrumentos e etc. Então o tão esperado álbum chega nas prateleiras dos desses estabelecimentos comerciais e fica ao alcance do público.

Atualmente a indústria da produção musical vem enfrentando diversos problemas, dentre eles o download e a pirataria. Com a chegada da era digital muitas bandas gravam seus projetos em produtoras independentes e disponibilizam seu material online para ser “baixado”, nesse tipo de produção não ha processos legais e a banda fica a mercê de diversos problemas incluindo plagio e falsificação. “Hoje em dia, com a aparição dos ‘piratas’ as Companhias de discos caíram muito no mercado, sendo assim a maioria dos artistas trabalham independente das mesmas”-explica Frankye Arduini, produtor musical do estúdio Opus de São Paulo.

Devido ao alto custo da produção musical muitos músicos procuram a produção independe. Algumas bandas pequenas não podem bancar o alto custo exigido pelas gravadoras, então realizam gravações simples ao estilo “fundo de quintal” e vendem seus CDs durante os shows que fazem. É bem comum nos shows de metal mesmo nos dias de hoje as bandas pequenas venderem fitas cassetes com gravações demo de suas músicas durante os shows que fazem, algum amigo do dono do bar monta uma pequena ‘banca’ onde vende os CDs e fitas cassetes das bandas que estão se apresentando no lugar.

Uma da gravadora que se especializou somente em heavy metal é a Vampiria Records de Piracicaba, uma gravadora que começou como independente e que hoje é referencia na produção musical de metal nacional.

Texto e imagem: Luciana Nagata

0 Response to "Como se produz um CD"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme