Bestial Atrocity: Black metal ao estilo piracicabano

A história do metal de Piracicaba é descrita como diversificada. Nos anos 90, a cidade era uma das capitais do metal do interior paulista. Hoje, ela enfrenta os mesmos problemas que as outras cidades da região: falta de locais para shows, poucas bandas interessantes e um número reduzido de headbangers.


Piracicaba é também a casa de uma das bandas mais famosas do país em termos de metal: a banda Bestial Atrocity. Criada em meados de 1991 pelos músicos Baron Von Causatan, R. Decaptor, Tumor e War Comandor. O estilo musical da banda é o black metal. Suas músicas possuem uma sonoridade agressiva e as letras das músicas falam sobre violência, blasfêmia e atrocidades.


“Esse tipo de coisa não deve ser levado a sério. Tem muito doido por aí que pensa que as coisas que estão nas músicas são verdadeiras. Os músicos headbangers não saem por aí matando gente e cometendo crimes. Muito pelo contrário, eles são pessoas trabalhadoras”, explica Julio Cesar Baptista, jornalista especializado em música.


“Embora muitas bandas de black metal possuam uma postura ameaçadora, na realidade, isso faz parte de um teatro que a maioria das bandas apresenta em suas performances. Um visual bruto pede uma atitude bruta”, afirma Baptista.


Em 1994, a banda se separa, devido a diferenças de ideias entre os integrantes. O vocalista Baron Von Causatan continuou tocando em outras bandas e utilizando as músicas do grupo. Os outros integrantes seguiram caminhos diferentes e se afastaram da música por um tempo. “É complicado falar de banda quando se trata de pessoas. Todo mundo é diferente, todo mundo tem ego, todos querem ser alguém e todos querem ser vistos e ouvidos. Chega um momento em que ninguém mais se entende e todo mundo briga. Torna-se impossível conviver com uma pessoa quando vocês não se dão bem”, argumenta Edson Novaes Junior, integrante da banda Voltaire, de Americana (SP).


Bestial Atrocity é um nome tirado da primeira demo da banda, Expulser, uma banda mineira pioneira no movimento do black metal no país. Inicialmente a banda fazia covers de bandas como Venom, Sarcófago, Sodom e Fear of God. Com o passar do tempo, a banda criou músicas próprias, mesclando estilos, como death e black metal, dando origem a um som único.


Bestial Atrocity parecia ter acabado para sempre, porém, ela ressurge em 2001, com uma nova formação e grava sua primeira demo intitulada “Cultum Luficerianum”. Este primeiro trabalho da banda em estúdio trazia as músicas da banda e algumas composições inéditas. A demo foi lançada pela gravadora Vampiria Records e, em 2008, foi lançado o álbum “Negra União Underground”.


Os novos integrantes da banda eram Baron Von Causatan (vocalista), War Commender (guitarrista solo), L. Infernal God (guitarrista base), R. Dekaptor (baixista) e Tumor (baterista). Os músicos preferiam manter segredo sobre seus nomes verdadeiros e sobre suas vidas particulares, pois, em outra época, alguns deles foram ameaçados de morte ou perseguidos.


O grupo encerrou suas atividades ano passado, devido a uma briga interna entre os músicos e não há notícias de atividades dos integrantes desde então. A cena do metal em Piracicaba sofre os mesmos problemas que as outras cidades do estado de São Paulo.“Hoje os headbangers de Piracicaba ficam reclusos em porões, como o Bar Benjamim, e enfrentam a falta de bandas originais e eventos ligados ao metal. Os eventos que são realizados na cidade são bons só que são muito poucos e a maioria das pessoas que curte metal já não freqüenta esses eventos, porque sempre quem toca são as mesmas bandas. A cidade precisa de uma renovação”, afirma Camilla Bertti, publicitária e headbanger.


Texto: Luciana Nagata

Imagem: Baron Von Causatan

2 Response to "Bestial Atrocity: Black metal ao estilo piracicabano"

  1. Tiba says:

    nunca li tanta besteira e informação errada... queria saber quem foi que passou essas perolas

    Tiba says:

    percebe-se claramente que a autora e quem deu informações pra autora, nada sabem sobre metal, e muito menos sobre piracicaba

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme