A moda do heavy metal

Quem vê um headbanger, membro da cultura heavy metal, logo se questiona: que tribo é essa?


Foi essa a pergunta das pessoas, em 1985, quando ocorreu a primeira edição do Rock’In’Rio. Naquela época, o heavy metal estava apenas dando seus primeiros passos aqui no Brasil e o povo que estava acostumado com as tribos urbanas habituais se deparou com o novo. O heavy metal no Brasil marcou o começo de uma era, nessa época ocorreu o fim da ditadura e o país entrava em uma nova fase.


O que é um headbanger


Heavy metal é um estilo musical que surgiu como uma fusão entre o rock’n’roll, o blues e a musica clássica. Os adeptos deste de som são chamados de “headbangers”. Headbanger é uma palavra de origem inglesa que significa “balanço de cabeça”. Os headbangers recebem esse nome devido ao movimento que fazem quando estão em um show: balançam suas cabeças ao som da música. Cabelo comprido, jeans surrado e camiseta preta com o logotipo da banda são ícones que formam a imagem do headbanger.



História da moda no metal


O estilo heavy metal se define por três elementos: roupas, modificações corporais e maquiagem. A principal influência desse estilo vem dos anos 50, da moda biker dos motoqueiros dos Estados Unidos. Um símbolo de rebeldia jovem inspirado no astro de cinema James Dean. O visual metal absorveu diversos estilos e incorporou algumas coisas ao vestuário dos headbangers. Dos góticos veio a predileção pelo uso de roupas pretas ou de cores escuras. Do estilo militar vieram as calças e blusas de estampa camuflada. Dos punks vieram os tênis converse e os coturnos (botas militares).


O símbolo chave da vestimenta de um headbanger é a camiseta de banda. Geralmente ela é de cor preta e possui uma estampa com o logo da banda, ou a imagem da capa de algum álbum – a estampa pode ser frontal ou nas costas. “Muita gente pensa que usar camiseta de banda é uma coisa brega e que as pessoas que o fazem não tem bom gosto. Essas pessoas não entendem que essa é uma das formas de expressar a sua cultura. Os headbangers são pessoas que não têm vergonha de mostrar seu amor pela música”, explica Jéssica Chen, vulgo “Lady Drunna”, estilista e empresária.


Outro elemento que existe na vestimenta dos fãs de metal é o couro. Calças, jaquetas, coletes e botas de couro são a marca registrada do músico Rob Hallford, vocalista da banda Judas Priest.


Bandas como Metallica e Megadeath influenciaram o metal com seu visual “torpe”, usando acessórios como cintos feitos de balas de fuzil e braceletes de couro. Essas bandas se tornaram ícones dentro de alguns gêneros do heavy metal.


Twisted Sister e Poison foram as bandas que introduziram o visual hardrock ao metal: roupas colantes e de cores fortes, e rostos com maquiagem forte foram uma tendência nos anos 80.


Atualmente a moda do heavy metal é influenciada por bandas como Slipknot e P.O.D. Trajes de para-quedista e uniformes esportivos, como o da marca Adidas, foram incorporados ao guarda-roupa dos headbangers.



Moda headbanger feminina


A moda headbanger para mulheres possui os mesmos elementos da moda para homens, no entanto, com o passar dos anos, foram incorporados alguns elementos das culturas gótica e punk. “Antigamente as headbangers usavam a mesma roupa que os rapazes, mas completavam o visual com colares, pulseiras, braceletes e brincos. Mesmo assim, elas não possuíam uma identidade, eram como meninos mais bonitos”, afirma Jéssica.


Espartilhos e vestidos longos foram elementos advindos da cultura gótica. As saias xadrezes, blusas rasgadas e meia calça arrastão vieram do punk. As fãs do metal ganharam uma modificação nas camisetas de banda, as baby looks – camisetas curtas e justas feitas para mulheres.


Aparência: o look metal


Os cabelos são geralmente longos, embora haja certas variações. Alguns headbangers tingem seus cabelos de preto ou vermelho para conseguir uma imagem mais alternativa. Outros deixam os cabelos crescerem exageradamente chegando até o final das costas. E há aqueles que raspam a cabeça ou usam um corte militar. Alguns preferem o visual “funk” e usam dreadlocks como o músico Max Cavalera. As modificações corporais também compõem o visual metal – muitos headbangers possuem piercings e tatuagens.


Onde encontrar?


Antigamente os headbangers faziam suas próprias roupas e acessórios. Hoje é possível encontrar lojas que vendem camisetas de bandas, coturnos, jaquetas e outros acessórios.


Na cidade de São Paulo está a Galeria do Rock, o maior shopping de metal da América Latina. Lá é possível encontrar de tudo: Cds, roupas, calçados.


Em Rio Claro (SP) há uma loja especializada em roupas e acessórios de metal. A loja All The Metal fica na Rua 5 esquina com a Rua 12, no centro da cidade.


Atualmente as lojas virtuais têm ganhado muito destaque. Seus produtos podem ser personalizados e enviados para todo o país.


Confira abaixo alguns sites de lojas que vendem roupas de metal:


http://www.ladysnake.com.br/

http://www.rockstore.com.br/store/

http://www.caveirarockwear.com.br

http://www.desiressentiel.com/

http://www.consuladodorock.com.br/



Texto e imagem: Luciana Nagata

3 Response to "A moda do heavy metal"

  1. Saudações Luciana.
    A parabenizo pela originalidade de seus conteúdos em prol desta tão polêmica cultura urbana que é o Metal. Este escrito sobre a indumentária Headbanger foi objetivo e consiso, justamente o que buscava ler.
    Que teus trabalhos continuem firmes!
    Convido-a para uma breve estadia em meus espaços virtuais em honraria ao Black Metal:

    http://luminusoctavius.blogspot.com
    http://fotosluminusoctavius.blogspot.com

    Hail!

    Valeu Luci Nagata! Pessoas como você mudam nossas vida (principalmente a minha).

    Gostei do seu conteúdo
    Me considero um banger desde os 14 anos de idade influenciadas por bandas de Hard rock e aos poucos curtindo outras vertentes e sabendo mais de conteúdo do estilo e comportamento. Abraços!
    O metal não pode morrer!

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme