Metalocalypse: a brutalidade em forma de cartoon
Metalocalypse é um desenho animado adulto exibido no canal a cabo norte-americano Cartoon Network, no bloco da meia-noite, chamado de “Adult Swin”. O cartoon foi criado em meados de 2006, por Brandom Small e Tommy Blanca, e conta a história de uma banda fictícia de death metal, chamada Dethklok.
Na série animada, a banda possui uma popularidade imensa. Tamanha é a fama e fortuna que a Dethklok é considerada a sétima maior economia no ranking mundial dentre todos os países do mundo. A banda possui uma espécie de “carma”: aonde quer que vá ocorrem destruições de cidades, assassinatos, crimes violentos e o caos reina geral. Os integrantes da banda são: Nathan Explosion, vocalista e visionário da banda. Alto e corpulento, ele possui uma imagem sombria e uma voz rouca e profunda, que soa como se ele estivesse sempre zangado.
Pickels é o baterista – um músico com um jeito típico do meio-oeste americano. Pickles é considerado um dos maiores bateristas do mundo. Ganhou esse titulo após integrar a banda de rock Snakes’n’Barrels, a qual ele abandonou após todos os membros se tornarem usuários de drogas. Pickels é esperto e passa boa parte do tempo livre bêbado ou de ressaca.
Skwisgaar Skwigelf é o guitarrista solo, que veio da Suécia. Ele é considerado o guitarrista mais rápido do mundo. Alto, loiro e magro, ele é um grande mulherengo, que está sempre na companhia de uma mulher ou de várias. Constantemente tem discussões com Toki, sobre quem é o melhor guitarrista do mundo.
Toki Wartooth é o guitarrista base, que veio da Noruega. Toki é considerado o segundo guitarrista mais rápido do mundo – título que vive discutindo com Skwisgaar. Como membro mais novo, ele é ingênuo e possui uma personalidade infantil. Toki acredita que o mundo é um lugar mágico. O sotaque dele é inconfundível. Ele não pronuncia bem as palavras – “carcocaidratos” ao invés de carboidratos.
William Murderface é o baixista. Murderface é gorducho e usa um penteado anos 70, no rosto, uma expressão de raiva e um bigode à la Charles Bronson. Vive resmungando pelos cantos e afirma odiar a tudo e a todos. Para ele, só existe uma coisa que odeia mais do que tudo: ele mesmo. Embora a banda não possua o som do contra-baixo em suas músicas, Murderface está no grupo. Ele acredita que, algum dia, será bom o bastante para gravar com eles.
No cartoon, existe uma organização secreta, criada pela união dos governos mundiais chamada “O tribunal”, cujo chefe se chama “Mr. Selactia”, um homem estranho e misterioso que monitora todos os passos do Dethklok. Essa organização tenta destruir a banda a todo custo. Já foram utilizados diversos recursos para isso, como profissionais especializados em desmanchar bandas, produtores musicais loucos e assassinos profissionais. Nada adiantou.
Na trama, os shows do Dethklok são perigosos e os fãs que estejam dispostos a ir devem assinar um documento chamado “renuncia à dor”, que exime toda e qualquer responsabilidade da banda caso ocorra algo com a pessoa durante o show. Normalmente morrem milhares de pessoas nos shows do Dethklok.
A série animada chama atenção pela violência e pelo humor negro. Os músicos, loucos e ignorantes, passam por situações bizarras e hilárias em todos os episódios. O desenho possui um lado sério: mostra como funciona uma banda desde a criação das letras à divulgação de um álbum.
Brandom Small, seu principal criador, também criou outra série animada antes de Metalocalypse: um desenho para adultos chamado “Home movies”. Aqui no Brasil é conhecido como “Filmes caseiros”. Filmes caseiros é um desenho que conta a história de três amigos que fazem pequenos filmes com uma câmera. Nessa série, Small representou sua infância, sendo ele mesmo o personagem principal. Diferente de Metalocalypse, o humor de Filmes caseiros não vem da violência e sim de piadas inteligentes. Além de desenhista, Brandom Small também é músico. É ele quem faz a voz do Nathan Explosion nas canções do Dethklok.
Junto com o desenho Metalocalypse, Small lançou um álbum com as músicas tocadas pelo Dethklok – o álbum se chama “Dethalbum”. Para a divulgação do CD ele fez vários shows pelos Estados Unidos com alguns músicos convidados.
Aqui no Brasil não há previsão para a exibição do desenho no canal a cabo Cartoon Network Brasil, mas o desenho está disponível para download em alguns sites pela internet. O próprio site oficial norte-americano disponibiliza o download dos episódios. Metalocalypse possui duas temporadas e já foi anunciada uma terceira sem previsão de estréia nos Estados Unidos.
0 Response to "Metalocalypse: a brutalidade em forma de cartoon"
Postar um comentário