Rei Lagarto: Metal com uma pegada anos 70

Campinas é uma cidade de contrastes. Rock, sertanejo, axé e rap são os sons que ressoam na noite. Eis que em algum canto reservado, perdido na noite da cidade, há um show acontecendo. O som é forte, a melodia é efervescente, a música fala de liberdade e rebeldia. Aquele som misterioso de melodia pesada agora pode ser ouvido melhor. Este som poderoso que ecoa na noite é o heavy metal. A cena do metal em Campinas é muito forte; possui uma gama de bandas interessantes de diferentes gêneros e estilos.

A banda que representa a cidade é a Rei Lagarto. Trata-se de um grupo musical que possui som próprio e que já gravou três álbuns e um DVD. “Somos uma das últimas bandas que ainda faz som próprio. Creio que é disso que a região precisa: de mais bandas que façam som próprio e representem o metal nacional”, afirma Fabiano Negri, vocalista da banda.

Formada em 1991, por um grupo de estudantes da Unicamp (Universidade de Campinas), a Rei Lagarto gravou, no mesmo ano, a primeira demo e começava a dar os primeiros passos rumo ao reconhecimento no cenário do metal nacional.

“No começo, a banda tinha um som mais gótico, um punk gótico, uma coisa bem anos 80. Quando eu entrei, trouxe essa pegada hard rock dos anos 70”, explica Fabiano Negri, atual vocalista da banda. Fabiano usava o pseudônimo “David Poppi” quando entrou para a banda. Além de músico, Fabiano é professor e dono de uma escola de música – a Cultura Pop.

O som da Rei Lagarto é uma mistura de hard rock anos 70 com uma pegada metal, um estilo único que destacou a banda no cenário musical do interior paulista. Em 2003, a banda foi uma das finalistas no concurso “A vez do Brasil”, promovido pela rádio 89 FM de Campinas. Naquele ano, houve diversas alegrias e tristezas na história do Rei Lagarto: a perda de um amigo e a saída de dois membros da banda abalaram um pouco a estrutura do grupo.

Antes de completar 14 anos de estrada, o grupo decidiu se separar por causa de problemas internos entre os integrantes. “O relacionamento dentro de uma banda é como um casamento. Existem seus altos e baixos e, às vezes, é complicado conviver com pessoas quando todo mundo tem uma opinião diferente”, explica Fabiano.

Parecia ser o fim, então, os integrantes se reuniram mais uma vez, em 2007, e decidiram “reanimar” a banda.

Todos os integrantes da banda são músicos profissionais. O vocalista da banda, Fabiano Negri, trabalha em um projeto solo, um CD intitulado "A practical guide to throwing money away". Mas ele garante que largar a banda não está nos seus planos.

Ivan Melo (guitarrista) é outro membro da banda. Formado em música pela Faculdade Souza Lima & Berklee, Ivan é professor de guitarra na Escola Futura Pop.

Yon Berry (baixista) é o único músico da formação original da banda. Inicialmente ele era vocalista, mas, com o tempo, passou a se dedicar ao baixo. Ele é produtor musical e também realiza trabalhos como técnico de som. Ele já produziu dez álbuns para diferentes bandas.

Ric Matos (baterista) começou a estudar música em 1995 e, atualmente, é um dos bateristas mais populares de Campinas. Ric é professor de bateria na Escola Cultura Pop.

Álbuns lançados e projetos da banda

O primeiro álbum “Overdrive” foi lançado em 1998, o segundo foi lançado em 2001 e recebeu o nome de “Firewall”. Com a volta da banda à ativa, em 2007, foi lançado o DVD do show ao vivo “Live at the Hammer”. A novidade da banda para 2010 é o CD “Oceans”.

Texto: Luciana Nagata

Imagem: Banda Rei Lagarto

Confira o clipe "Lady" e se quiser saber mais sobre a banda visite o site oficial: http://www.reilagarto.com/.
Ouça o podcast da entrevista com Fabiano Negri.



0 Response to "Rei Lagarto: Metal com uma pegada anos 70"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme