Artigo- Como criar uma banda
Hoje, centenas de bandas surgem mensalmente no Brasil. Número que, certamente, atinge os milhares no âmbito mundial, um fenômeno parecido com o de criar um blog. Jovens se dedicam a aprender um instrumento musical e iniciar uma carreira musical que muitas vezes acaba bem antes do primeiro disco ser gravado.
Pois é, como os blogs, grande parte das bandas que nascem, desaparecem rapidamente quando os primeiros desafios e dificuldades aparecem. Para se manter uma banda ativa, é preciso paixão, disciplina e um mínimo de talento, que não deve morrer nas primeiras críticas negativas recebidas. É preciso estar aberto para a evolução e fechado para o preconceito musical, ter paciência e saber aonde se quer chegar.
Não existe uma fórmula para se produzir arte, que é simples manifestação de sentimentos sob uma forma, seja ela sonora, visual ou de outro sentido, ela precisa ser percebida. Porém, os primeiros passos são universais e vou tentar aqui fornecer algumas dicas para quem quer montar uma banda.
Primeiro é preciso definir o que é sua banda. Não me refiro a rótulos, mas é preciso saber em que universo sua banda irá girar.
Faça aquilo que você acredita e emocione-se. Não tenha medo de se emocionar ou o com o que as pessoas vão pensar sobre você, esta é a diferença entre o bom e o ruim: as pessoas percebem quando você está sendo sincero – alguns sempre vão rejeitar ou ridicularizar, é preciso estar preparado para isso – mas a maioria das pessoas respeita o que é verdadeiro e sincero e se deixa contagiar; assim surgem os primeiros seguidores. Procure fazer tudo com extrema qualidade e perfeição. Mesmos os rocks mais barulhentos são bem pensados e executados, pode ter certeza de que você não chegará a lugar nenhum tocando “meia boca”. Mesmos assumidamente desleixados, como Ramones, Nirvana e a maioria das bandas punks, possuíam um planejamento de postura, sonoridade e visual.
A gravação do CD demos é primordial. Procure um estúdio que ofereça uma boa produção, que é fundamental para o êxito do CD. Você tem a internet ao seu favor, abuse dessa ferramenta – existem vários sites para você disponibilizar suas músicas para download, cadastrar e criar um perfil para sua banda e encontrar lugares para tocar. Preencha todos os espaços possíveis, grave vídeos no youtube e divulgue seu nome.
Toque ao vivo, ensaie exaustivamente e toque em bares, ganhe experiência de palco e crie um público fiel. Planeje sua apresentação e ofereça uma performance diferente. Ao contrário do que se imagina, seguir tendências musicais não é bom. Seguir uma tendência pode até ser um atalho para a fama, mas sua banda nunca terá visibilidade e respeito. Crie seu nicho e suas oportunidades, cultive um novo estilo, uma nova sonoridade. Se você criar uma tendência musical, aí sim terá feito a coisa certa. Pode ter certeza. Finalmente, quando tiver com um som interessante, criativo e de qualidade pode ter certeza de que sua banda é uma banda de verdade.
Texto: Eduardo Edmocrio
Eduardo é músico e jornalista.
Imagem: Banda Sepultura.
0 Response to "Artigo- Como criar uma banda"
Postar um comentário